Respostas

2014-07-20T13:09:10-03:00
Os organismos são as leveduras, eles participam do processo de fermentação do pão
2 3 2
A melhor resposta!
2014-07-20T13:12:59-03:00
No fermento que você usa no pão, contém bactérias que realizam um processo chamado de fermentação. Nesse processo elas utilizam o carboidrato (nesse caso, a glicose) contido no pão para produzir álcool, gás carbônico e energia (em moléculas de ATP). Esse é um tipo de fermentação chamada fermentação alcoólica. A equação da reação pode ser resumida assim:
C6 H12 O6 ----------------> 2 C5 H5 OH........+............2 CO2.............+......2 ATP

(Glicóse)-------------------->(Álcool Etílico)......+.....(Gás Carbônico).....+......ENERGIA
Sabe quando você tem que deixar o pão "descansar" algum tempo para ele crescer?? Então, nesse tempo ocorre essa reação em que as bactérias (tem fungos que realizam fermentação também e o corpo humano também realiza) degradam a glicose (não é só ela que pode ser usada para esse fim, qualquer molécula orgânica pode ser degradada para produzir energia, porém a glicose contém uma maior energia armazenada). E porque o pão fica maior?? Por causa do gás carbônico liberado pela reação. Ele faz com que o pão aumente de volume.



5 4 5