Em 1930 era ano de eleições para presidente no Brasil. Sendo que a Política Café com Leite mantinha no governo somente representantes dos estados de São Paulo e Minas Gerais, explique a sequência dos acontecimentos que justifica o fato de Getúlio Vargas, um gaúcho, se tornar Presidente do Brasil em outubro de 1930.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-20T19:36:16-03:00
Sequencia dos  acontecimentos que levaram Vargas ao poder governamental do Brasil :

=> Em 1930 de acordo com a política do café com leite , era a vez de Minas Gerais escolher o presidente de nossa nação .Mas o presidente Washington Luís , que tinha sido indicado por São Paulo , decide indicar outro paulista para sucedê-lo , Júlio Prestes.
=> Os políticos de Minas Gerais reagiram criando a Aliança Liberal , Que era um acordo entre este estado , Rio Grande do Sul e Paraíba .
=> Para disputar as eleições de 1930 , a aliança liberal lançou o gaúcho Getúlio Vargas para presidente e o paraibano João Pessoa para vice.
=> As eleições de 1930 couberam ao paulista Júlio Prestes , mesmo com a popularidade ganhada pelos candidatos da Aliança Liberal.
=> Inconformada com a derrota nas urnas , a oposição começou a conspirar contra o governo .Foi quando um fato acelerou os acontecimentos : O assassinato de João Pessoa  por um rival político na Paraíba .
=> A aliança liberal usou este assassinato como crime político , assim derrubou o governo do então presidente , o integrando a Vargas .

É assim que Getúlio Vargas chega ao poder , espero ter ajudado. 

1 5 1