17) Utilize o texto abaixo para responder à questão que segue
:Uma calculadora apresenta, entre suas teclas, uma tecla T, que triplica o número que estiver digitado, e uma outra C, que adiciona cinco unidades ao número que está no visor. Assim, ao digitar 13 e apertar T, obtém-se 39.
Apertando-se, em seguida, a tecla C, obtém-se 44.

Se uma pessoa digitar um número N e, após apertar em sequência C, T, T e C, obtém como resultado 824; o número N digitado inicialmente é igual a:
a)86 b)84 c)82 d)78 e)76

2

Respostas

2014-07-21T11:30:28-03:00
{[(n + 5) x 3] x 3} + 5 = 824
{[3n + 15] x 3} + 5 = 824
{9n + 45} + 5 = 824
9n + 50 = 824
9n = 824 - 50
9n = 774
n = 774/9
n = 86. 
a)
1 5 1
A melhor resposta!
2014-07-21T11:32:28-03:00
Basta seguir a sequencia ao contrario
824 - c ÷ t ÷ t - c
824 - 5 = 819
819 ÷ 3 = 273
273 ÷ 3 = 91
91 - 5 = 86
2 5 2