Respostas

2014-07-21T12:37:24-03:00
A água dos continentes concentra-se praticamente nas calotas polares, glaciais e no subsolo, distribuindo-se a parcela restante, muito pequena, por lagos e pântanos, rios, zona superficial do solo e biosfera, o que faz pensar que o continente que tem a maior concentração de água doce é a Antártida. 
O continente que tem mais países com escassez de água é a Ásia principalmente no Oriente Médio onde estão a maioria dos países convivem com a escassez de água atualmente. Porém em outras regiões do continente asiático há abundância deste líquido em grandes lagos e bacias hidrográficas. Então vou citar os países onde os problemas com recursos hídricos já chegam a níveis críticos como Egito, África do Sul, Síria, Jordânia, Israel, Líbano, Haiti, Turquia, Paquistão, Iraque e Índia. Como disse a maioria está na Ásia, mas não todos. 
A disponibilidade renovável de água doce nos continentes pode ser estimada em porcentagens conforme segue: 

ÁFRICA: 10,00 % 
AMÉRICA DO NORTE: 18,00 % 
AMÉRICA DO SUL: 23,10 % 
ASIA: 31,60 % 
EUROPA: 7,00 % 
OCEANIA: 5,30 % 
ANTÁRTIDA: 5,00 % 

Em relação a esta disponibilidade da água do mundo, podemos ver o quanto é privilegiada a situação do Brasil; dispomos de 12% de toda água doce do planeta. No Estado de São Paulo encontra-se 1,6% da água doce brasileira. 
tomara que eu tenha le ajudado
2 5 2