QUESTÃO ALTERNATIVA VALENDO 25 PONTOS
4 - Releia o trecho a seguir: “Entre preocupações e esperanças, uma coisa é certa: é preciso falar sobre juventude. Porque, por um lado, jovens precisam do Brasil. E, por outro, é o Brasil que precisa deles”. A opção que apresenta vocábulos com a mesma classe gramatical na ordem em que aparecem é:
(a) “É claro que não se trata de idealizar nem de atribuir aos jovens um papel heroico, como se eles pudessem redimir a história e resolver todos os problemas.”
(B) “Os jovens podem exercer uma influência positiva e determinante tanto sobre seus pais quanto sobre seus filhos.”
(C) “A juventude ficou sem acesso aos serviços públicos básicos e não desfruta dos seus direitos mais fundamentais.”
(D) “Para cada jovem engajado existem outros dez querendo participar de alguma atividade que gere benefícios para a sua comunidade.”
(E) “A juventude sozinha não vai transformar o país.”

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-21T17:43:45-03:00
(a) “É claro que não se trata de idealizar nem de atribuir aos jovens um papel heroico, como se eles pudessem redimir a história e resolver todos os problemas.”
NA SEQUÊNCIA TEMOS: PREPOSIÇÃO, SUBSTANTIVO PRONOME INDEFINIDO E ARTIGO, A MESMA SEQUÊNCIA DO TRECHO PARA ANALISAR.
1 5 1
2014-07-21T19:15:12-03:00