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2014-07-21T20:17:46-03:00
A) VITAMINA A (Retinol)
Função: Necessária para o crescimento normal e para o bom funcionamento dos olhos, do nariz, da boca, das orelhas e dos pulmões. Previne resfriados e várias infecções. Evita a "cegueira noturna".
Sintomas de deficiência: Cegueira noturna (xeroftalmia), "olhos secos" em crianças, cegueira total.
Fontes: Leite e derivados, ovos, fígado, vegetais com caroteno.

B) VITAMINA B 
Função: Auxilia na oxidação dos carboidratos. Estimula o apetite. Mantém o tônus muscular e o bom funcionamento do sistema nervoso. Previne o beribéri.
Sintomas de deficiência: Beribéri, fotofobia, inflamações de mucosas, pele e nervos, anemia.
Fontes: Levado de cerveja, ovos, fígado, amendoim, carnes, arroz integral e vegetais.

C) VITAMINA C (Ácido ascórbico)
Função: Mantém a integridade dos vasos sanguíneos e a saúde dos dentes. Previne infecções e o escorbuto.
Sintomas de deficiência: Dores nas juntas, dentes alterados, escorbuto.
Fontes: Frutas cítricas.

D) VITAMINA D (Calciferol)
Função: Atua no metabolismo do cálcio e do fósforo. Mantém os ossos e os dentes em bom estado. Previne o raquitismo.
Sintomas de deficiência: Problemas nos dentes, ossos fracos, contribui para os sintomas da artrite, raquitismo.
Fontes: Olho de fígado de bacalhau, gema de ovo e fígado.
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