Um certo remédio contém 30g de um componente ativo X dissolvido num determinado volume de solvente, constituindo 150 mL de solução. Ao analisar o resultado do exame de laboratório de um paciente, o médico concluiu que o doente precisa de 3g do componente ativo X por dia, dividido em 3 doses, ou seja, de 8 em 8 horas. Que volume do medicamento deve ser ingerido pelo paciente a cada 8 em 8 horas para cumprir a determinação do médico?

2

Respostas

2014-07-21T20:33:48-03:00
30g ---------- 150ml
1g   --------- V 

30v = 150

V=150/3

V=  5ml

A cada 8hrs o paciente deve ingerir 5ml do medicamento.


A melhor resposta!
2014-07-21T20:38:38-03:00
Se tem 30g em150ml e ele precissa 3g por dia entao:
 30g------->150ml
   3g------->x
  x=15ml por dia
 como é 3 doses por dia seria:
 15/3=5ml
3 doses de 5ml.
1 5 1