Respostas

2014-07-21T21:21:54-03:00
O que é (conceito) Socialismo de mercado é um sistema político-econômico que mescla características socialistas na área política com princípios da economia de mercado. A China é, atualmente, o único país a seguir o socialismo de mercado.

Características principais do socialismo de mercado- Controle político através de partido único;- Controle social realizado pelo governo, através da censura e repressão aos opositores;- Controle de preços, salários e sindicatos;- Estímulos voltados para a instalação de multinacionais no país. Os incentivos fiscais e manutenção de maõ-de-obra barata são exemplos destes estímulos.- Ausência de democracia;- Estímulos públicos voltados para o desenvolvimento econômico;- Política cambial voltada para a desvalorização da moeda nacional, objetivando o aumento das exportações.

O caso da China O socialismo de mercado teve início na China no final da década de 1970, quando Deng Xiaoping implantou reformas econômicas no país. Uma das principais medidas foi a abertura da economia chinesa ao mercado econômico exterior. Porém, o Partido Comunista Chinês continuou controlando a política chinesa. Após as reformas, a China obteve um grande salto de desenvolvimento econômico.Uma das características econômicas da China, que vem favorecendo seu crescimento econômico, é a manutenção da mão-de-obra barata, qualificada e disciplinada. Este foi um importante aspecto que levou várias empresas estrangeiras a instalarem filiais em território chinês.  
6 4 6