Respostas

2014-07-21T21:50:03-03:00
2 elétrons, porque ele está na família 6A.
7 4 7
A melhor resposta!
2014-07-21T22:06:46-03:00
O número atômico é o número de prótons existente no núcleo de um átomo. Caso o átomo esteja neutro, o número de prótons será igual ao número de elétrons. Se um átomo possui 16 prótons, a distribuição eletrônica dele será a seguinte:
camada K = 2 elétron, camada L = 8 elétrons e por último a camada M que, nesse caso, terá 6 elétrons. (2 + 8 + 6 = 16)
Para adquirir a estrutura estável de um gás nobre, nos compostos, os elementos devem cumprir a regra do octeto, ou seja, devem formar compostos onde deve haver 8 elétrons em sua última camada eletrônica. No caso do átomo apresentado, sua última camada eletrônica tem 6 elétrons. Assim, para que existam 8 elétrons em sua última camada, a esse átomo, devem ser acrescidos 2 elétrons, pois 6 + 2 = 8. Assim o átomo se tornará estável em um composto.

Outra maneira de saber esta informação é analisando a família em que se encontra o dado elemento. O elemento apresentado é da família 6A e característica dessa família é receber 2 elétrons dos elementos com os quais fazem compostos.


8 4 8