Respostas

2014-07-22T15:18:19-03:00
Utiliza a fórmula de bhaskara

vc ira encontrar duas respostas que serão as suas raízes, se o delta der um numero negativo significa que a função não possui raiz.
A melhor resposta!
2014-07-22T15:20:50-03:00
Definição    Chama-se função quadrática, ou função polinomial do 2º grau, qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax2 + bx + c, onde a, b e c são números reais e a 0.
    Vejamos alguns exemplos de função quadráticas:
f(x) = 3x2 - 4x  + 1, onde a = 3, b = - 4 e c = 1f(x) = x2 -1, onde a = 1, b = 0 e c = -1f(x) = 2x2 + 3x + 5, onde a = 2, b = 3 e c = 5f(x) = - x2 + 8x, onde a = -1, b = 8 e c = 0f(x) = -4x2, onde a = - 4, b = 0 e c = 0 Gráfico    O gráfico de uma função polinomial do 2º grau, y = ax2 + bx + c, com a 0, é uma curva chamadaparábola.Exemplo:    Vamos construir o gráfico da função y = x2 + x:
    Primeiro atribuímos a x alguns valores, depois calculamos o valor correspondente de y e, em seguida, ligamos os pontos assim obtidos.
xy-36-22-10001226    Observação:   Ao construir o gráfico de uma função quadrática y = ax2 + bx + c, notaremos sempre que:se   a > 0, a parábola tem a concavidade voltada para cima;se   a < 0, a parábola tem a concavidade voltada para baixo; Zero e Equação do 2º Grau    Chama-se zeros ou raízes da função polinomial do 2º grau f(x) = ax2 + bx + c , a 0, os números reais x tais que f(x) = 0.    Então as raízes da função f(x) = ax2 + bx + c são as soluções da equação do 2º grau ax2 + bx + c = 0, as quais são dadas pela chamada fórmula de Bhaskara:    Temos:                    Observação   A quantidade de raízes reais de uma função quadrática depende do valor obtido para o radicando ,  chamado discriminante, a saber:quando  é positivo, há duas raízes reais e distintas;quando  é zero, há só uma raiz real (para ser mais preciso, há duas raízes iguais);quando  é negativo, não há raiz real.
1 5 1