Natalia pagou 190 por duas calcas e uma saia. sabendo que as calcas tem precos iguais que a saia custou metade do preço de cada calca:
a) escreva uma equação que represente essa situação
b)determine o preço pago po Natalia em cada peca de roupa

2
a)2 x + 1/2 x
==> 190,00
2x + x/2 = 190
2 * 2x + x = 2 . 190
5x = 380
x = 380/5
x = 76,00 => calça
Saia é igual a x/2, sendo assim  76 / 2  38,00

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-22T16:58:14-03:00
a)2 x + 1/2 x => 90,00

b)  2
x + x/2 = 190 2 * 2x + x = 2 * 190 
5x = 380 
x = 380
        5
x = 76,00 => calça 
Saia é igual a x/2, sendo assim => 76  = 38,00
     
                                                         2                                                     
8 4 8
2014-07-22T16:58:20-03:00
C= preço da calça
s = preço da saia

 \left \{ {{2c+s= 190} \atop {s= \frac{c}{2} }} \right.

 \left \{ {{{2c+s= 190} \atop {2s=c}} \right.

Substituindo c= 2s

2. (2s)+ s = 190
5 s = 190
s = 38

Calculando o preço da calça:

2c + s =190
2c = 190 - s
2c= 190 -38
2c= 152
c= 76

A saia custa R$38 e a calça custa R$76

5 3 5