Respostas

A melhor resposta!
2014-07-22T17:16:51-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Olá Célia,

divida o numerador e o denominador por um número comum a eles:

 \dfrac{16}{24}~\to~ \dfrac{16:8}{24:8}= \dfrac{2}{3}

 \dfrac{20:5}{25:5}= \dfrac{4}{5}
3 5 3
Célia, conseguiu entender ??
;D
pq o 8
Pq é o maior divisor comum entre o numerador e o denominador da fraçao
2014-07-22T17:23:41-03:00
Pra simplificarmos  uma fração , devemos reduzir o seu  numerador e o denominador através da divisão pelo máximo divisor comum, mdc,dos dois números.

A fração simplificada que obteremos mesmo com a alteração do valor do numerador e do denominador, possui o mesmo  valor matemático, pois este não é alterado, sendo que essa fração ao ser simplificada passa a ser  equivalente.

Deste modo, para simplificarmos uma fração devemos dividir o numerador e o denominador pelo mesmo número. Por exemplo==>

16 : 4 == > 4
24             6
 
 16 : 2 ==> 8
 24            12

16
  : 8 => 2 
24            3
 




2 5 2