ME AJUDEM!!
(UFRR RR-05) Os índios da aldeia Raposa Serra do Sol fizeram colares de contas coloridas para vender. Num período de 8 dias, fizeram 192 colares, sendo que em cada dia fizeram 4 colares a mais que no dia anterior. O número de colares fabricados no último dia foi:

2

Respostas

2014-07-22T19:51:27-03:00
Ele fisero no primero au quin to dia e no ultimo fizero 164 ok
A melhor resposta!
2014-07-22T20:11:31-03:00
Essa questão pode ser resolvida pelo método da progressão aritmética. Veja, ele disse que a soma de todos os colares feitos nos oito dias é 192. Ele também disse que a razão é 4,já que a cada dia são feitos 4 colares a mais.
Temos pela fórmula , que a a soma de n termos é
Sn= (a1+an)n/2 , substituindo temos que 192=(a1+an)8/2---> a1+an=192/4--> a1+ an=48, a1=48-a8
Pela fórmula do termo geral de uma pa temos que an=a1+(n-1)r
A8=48-a8+7.4
2a8=48+28
A8=76/2
A8=38
Resposta: no ultimo dia eles fizeram 38 colares
2 3 2
Então o a1 não deveria ser 10 não? já que é 48-a8
é 10 sim ,só que no começo nao da pra descobrir porque a gente não sabe o a8
Ah sim, entendi agora kkk obg