Um carro de massa 900kg parte do repouso e atinge a velocidade de 72km/h em 10 segundos, deslocando-se por uma pista retilínea e horizontal. Determine:
a) A energia cinética inicial e final.
b) O trabalho realizado pela força resultante sobre o corpo.
c) A potência média desenvolvida por essa força

2

Respostas

2014-07-22T21:00:37-03:00
A-) v = 70 km/h :3,6 = 20 m/s

E_{c} =  \frac{m.v^{2} }{2} =  \frac{900.20^{2} }{2} =  900 . 200 = 180 000

1,8.10^{5} J

b-) t = 10

V =Vo+ at
20 = a.10
a = 2 m/s²

S = So + vt + at² / 2
S = 20.10 + 2.10² / 2
S = 200 + 100 = 300 m

T = F.d    e  F=m.a :

T =m.a.d
T= 900.2.300
T =540 000 J

c-) P = \frac{T}{t}

P=  \frac{540.000}{10} = 54 000 = 5,4.10^{4} J


A melhor resposta!
2014-07-22T21:16:31-03:00
M = 900 kg , v₀ = 0(repouso), atinge v = 72 km/h = 20 m/s em t = 10 s
a) * Ec₀ = ? Ec₀ = 1/2.m.v₀² , se v₀ = 0(em t₀ = 0) ⇒  Ec₀ = 0
    * Ec = 1/2.m.v² ⇒  Ec = 1/2.900.20² = 180 000 J (em t = 20 s)

b) * Γ = ?   Γ = ΔEc (teorema da energia cinética). Então, temos:
      Γ = Ec - Ec₀  ⇒  Γ = 180 000 - 0 = 180 000 J

c) * P = ?  P = Γ/Δt  ⇒  P = 180 000/10 = 18 000 W
    
     
4 4 4
Obs: A energia cinética final(Ec) se dá em t = 10 s e não em t = 20 s !