Respostas

2014-07-22T22:52:02-03:00
Entre os fatores determinantes que teriam influenciado a expansão ultramarina portuguesa, aponta-se a obstinação na cruzada contra os muçulmanos, o desejo de obter o ouro da Guiné ou a busca pelas especiarias orientais. Além disso, o desenvolvimento náutico se explica em parte pelo fato de Portugal não ter se envolvido em guerras civis durante o século 15, ao contrário de outros países europeus (a Espanha, por exemplo, atravessava distúrbios internos e não acompanhou o poder de navegação português). Outro fator importante foi a tomada de Ceuta por Portugal em 1415 -- a região era estratégica por oferecer acesso ao estreito de Gibraltar. 

O que influenciou a expansão marítima portuguesa seria assegurar a Portugal o controle de pontos comerciais lucrativos, mesmo depois que terminasse a Guerra dos Cem Anos. Para a burguesia, a expansão traria mais lucros; para a Coroa, mais impostos, que lhe proporcionariam os recursos necessários à transformação da centralização em absolutismo.
1 5 1
  • Usuário do Brainly
2014-07-23T00:59:28-03:00
Seus principais interesses foram a expansão do comércio e marítima, visando o desejo de obter o ouro,terras,minério e especiarias orientais .

Espero ter ajudado ! Bons Estudos ;-)
1 5 1