Respostas

2014-07-23T11:37:51-03:00
Não há, sem dúvida alguma, ser na face da Terra cuja ação cause tantas modificações ao ambiente quanto o ser humano. Nossos hábitos de consumo, nossa tecnologia, economia, comércio, enfim, toda ação do Homem afeta incontestável e profundamente a delicada engrenagem que movimenta a vida na terra. Se por um lado, evoluímos com nossos conhecimentos e com nossa percepção das responsabilidades que temos sobre todos os aspectos da vida neste planeta, por outro lado, há indicadores muito claros que mostram a total falta de ação para minimizar os efeitos e as consequências da exploração desmedida dos recursos naturais. O aquecimento global é apenas um dos inúmeros efeitos causados pela ação do homem sem a devida racionalização dos impactos ambientais que nossa cultura global impõe sobre o planeta e por consequência sobre nós mesmos.Felizmente, há muito, possuímos tecnologias e práticas que, devidamente utilizadas, reduziriam drasticamente a poluição das grandes cidades, dos mares e o aquecimento global.Ações que, individualmente podem parecer pequenas como a reciclagem de lixo, reciclagem de pilhas e baterias, economia de energia, aproveitamento das águas da chuvas através de cisterna, quando somadas aos 6 bilhões de pessoas na terra, neutralizariam ou ao menos reduziriam drasticamente vários problemas de aspecto ambiental.Sobre os aspectos tecnológicos, a utilização massiva de fontes limpas de energia, a substituição dos carros a combustão por outros como carros elétricos, hibrídos, motores movidos a célula combustível reduziriam a emissão de gases na atmosfera em milhões toneladas por mês.Infelizmente, nossa cultura, nossos governos e economia, de tão dependentes e interligados, adiarão ao máximo os investimentos e ações necessárias para retroceder o mau causado ao planeta. 
²
A melhor resposta!
2014-07-23T11:42:55-03:00
Impacto ambiental é a alteração no meio ambiente ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade humana. Estas alterações precisam ser quantificadas pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas.

O objetivo de se estudar os impactos ambientais é, principalmente, o de avaliar as conseqüências de algumas ações, para que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certos projetos ou ações, ou logo após a implementação dos mesmos.
1 5 1