Respostas

A melhor resposta!
2014-07-23T23:37:48-03:00
Um corpo com massa igual 5kg recebeu 40000 cal e sua temperatura passou de 60°C para 130°C. Qual é o calor especifico desse corpo?Q=m·c·ΔT

Q= 40.000                     Q = m . c . (tf – ti)
M= 5.000                       Q= 5000 . c . (130 – 60)
Ti= 60                             Q= 5000 . c . 70
Tf= 130                           Q= 350.000c
C=  0,114                      40.000 = 350.000c
                                        40.000 / 350.000 = c
 
                                        C = 0,114
2 5 2
2014-07-23T23:38:06-03:00
01.  Um ser humano adulto e saudável consome, em média, uma potência de 120J/s. Uma “caloria alimentar” (1kcal) corresponde, aproximadamente, a 4,0 x 103J. Para nos mantermos saudáveis, quantas “calorias alimentares” devemos utilizar, por dia, a partir dos alimentos que ingerimos?  a) 33b) 120c) 2,6x103 d) 4,0 x103e) 4,8 x105        

02. Uma fonte calorífica fornece calor continuamente, à razão de 150 cal/s, a uma determinada massa de água. Se a temperatura da água aumenta de 20ºC para 60ºC em 4 minutos, sendo o calor especifico sensível da água 1,0 cal/gºC, pode-se concluir que a massa de água aquecida, em gramas, é: 
 
a) 500b) 600c) 700d) 800e) 900  
 
03.Durante o eclipse, em uma das cidades na zona de totalidade, Criciúma-SC, ocorreu uma queda  de temperatura de 8,0ºC. (Zero Horas – 04/11/1994) Sabendo que o calor específico sensível da água é 1,0 cal/gºC, a quantidade de calor liberada por 1000g de água, ao reduzir sua temperatura de 8,0ºC, em cal, é:  a) 8,0b) 125c) 4000d) 8000e) 64000      
 
04.  A tabela abaixo apresenta a massa m de cinco objetos de metal, com seus respectivos calores específicos sensíveis c.  METALc(cal/gºC)m(g)Alumínio0,217100Ferro0,113200Cobre0,093300Prata0,056400Chumbo0,031500O objeto que tem maior capacidade térmica é o de: a) alumíniob) ferroc) chumbod) pratae) cobre     
 
05.  Um bloco de cobre (c = 0,094 cal/gºC) de 1,2kg é colocado num forno até atingir o equilíbrio térmico. Nessa situação, o bloco recebeu 12 972 cal. A variação da temperatura sofrida, na escala Fahrenheit, é de:  a) 60ºF b) 115ºF  c) 207ºF d) 239ºFe) 347ºF   

06.  Quando misturamos 1,0kg de água de água (calor específico sensível = 1,0cal/g°C) a 70° com 2,0kg de água a 10°C, obtemos 3,0kg de água a: 
 
      a) 10°C      b) 20°C      c) 30°C      d) 40°C      e) 50°C    

07.  Um corpo de 400g e calor específico sensível de 0,20cal/g°C, a uma temperatura de 10°C, é colocado em contato térmico com outro corpo de 200g e calor específico sensível de 0,10cal/g°C, a uma temperatura de 60°C. A temperatura final, uma vez estabelecido o equilíbrio térmico entre os dois corpos, será de: 
 
      a) 14°C      b) 15°C      c) 20°C      d) 30°C      e) 40°C    

08.  Num calorímetro contendo  200g de água a 20°C coloca-se uma amostra de 50g de um metal a 125°C. Verifica-se que a temperatura de equilíbrio é de 25°C. Desprezando o calor absorvido pelo calorímetro, o calor específico sensível desse metal, em cal/g°C, vale: 
 
      a) 0,10      b) 0,20      c) 0,50      d) 0,80      e) 1,0    

09.  Um confeiteiro, preparando um certo tipo de massa, precisa de água a 40°C para obter melhor fermentação. Seu ajudante pegou água da torneira a 25°C e colocou-a para aquecer num recipiente graduado de capacidade térmica desprezível. Quando percebeu, a água fervia e atingia o nível 8 do recipiente. Para obter a água na temperatura de que precisa, deve acrescentar, no recipiente, água da torneira até o seguinte nível:  
 
      a) 18      b) 25      c) 32      d) 40      e) 56   
 
10.  Uma barra de cobre de massa 200g é retirada do interior de um forno, onde estava em equilíbrio térmico, e colocada dentro de um recipiente de capacidade térmica 46cal/°C que contém 200g de água a 20°C. A temperatura final de equilíbrio é de 25°C. A temperatura do forno, em °C, é aproximadamente igual a: Dado: CCu = 0,03 cal/g°C        a) 140      b) 180      c) 230      d) 280      e) 300  

Resposta:
01 - C
02 - E
03 - D
04 - E
05 - C
06 - C07 - C
08 - B
09 - D
10 - C
1 2 1