Respostas

A melhor resposta!
2014-07-24T12:40:01-03:00
Lembrando: Substantivo é o núcleo de um termo numa oração e o adjetivo um adjunto adnominal.
Concordância nominal é basicamente uma relação entre nomes, ou seja, uma relação entre substantivo e quaisquer palavras que se liguem a ele para caracterizá-lo. Por exemplo:

Encontrei adoráveis flores pelo caminho.

Flores = substantivo
Adoráveis = adjetivo que caracteriza o substantivo.
1 5 1
2014-07-24T12:42:16-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Concordãncia nominal diz respeito ao substantivo e seus satélites. O substantivo comanda: se ele é masculino, os seus agregados serão todos masculinos, se ele está no plural, os agregados também estão.

O menino - os meninos - os meninos alto - a menina - as meninas altas.

viu como ao mudar o substantivo, os agregados acompanham a mesma mudança?

Casos especiais.
quando temos mais de um substantivo, quem comanda?


* um adjetivo atrás de vários substantivo
meu pai e meu irmão doido
meu pai e meu irmão doidos
a concordância é opcional,

* um adjetivo na frente de vários substantivos
os doidos do meu pai e do meu primo
o doido do meu pai e do meu primo

Existem outros casos especiais de concordância. sugiro que você pesquise e pergunte sobre cada um separadamente.