Respostas

2013-08-02T21:24:11-03:00
Podemos resolver este problema por semelhança de triângulos, sendo x a distância da ponta da sombra da mulher até a base do poste:

\dfrac{4-1,5}{4}=\dfrac{2}{x}\\\\
\dfrac{2,5}{4}=\dfrac{2}{x}\\\\
x=\dfrac{8}{2,5}\\\\
x=3,2\;m

Agora, chamando a sombra de s, podemos calculá-la, tirando a diferença entre distância da ponta da sombra da moça até a base do poste e a distância da moça até a base do poste:

s=x-2

s=3,2-2

s=1,2\;m

Resposta: A sombra mede 1,2\;m.
3 4 3
A melhor resposta!
2013-08-02T21:26:29-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
                                                        / |
                                             /            |
                                     /----------------|
                            /       |                      |
------------------/----------|------------------

Desenhando-se o esquema acima obtemos dois triângulos semelhantes:
calculando a tangente trigonométrica do ângulo aguda da esquerda por meio do triângulo pequeno:
tg x = 2,5 / 2
Usando-se este valor para determinar o comprimento da sombra:

\frac{2,5}{2}=\frac{4}{2+y} \rightarrow 5+2,5y=8 \rightarrow 2,5y=3 \rightarrow y=\frac{3}{2,5}=1,2m
3 4 3