Respostas

A melhor resposta!
2014-07-24T22:16:47-03:00
Toda a história do Pequeno Principe refere-se ao comportamento infantil que se perde com a racionalidade da vida adulta, portanto esse capítulo não é diferente.
O autor apresenta nessa capitulo um homem que somente trabalha e cumpre um regulamento, conforme passam os anos o planeta deste gira mais depressa e cada vez mais o acendedor de lampiões fica mais cansado. Entretanto quando o Principe lhe sugere uma nova forma de lhe mudar a rotina o acendedor recusa dizendo que não há remedio para a sua situação.
Podemos entender esse capitulo como uma referencia aos trabalhadores explorados, o fato do acendedor de lampiões ser fiel ao regulamento remente ao trabalhador da vida real que cumpre suas obrigações sem questiona-las para seu patrão por exemplo, o fato de conforme os anos passam o planeta gira mais rapido e o acendedor ficar mais cansado remete a velhice que chega a aqueles que trabalham demais e por último quando o acendedor recusa a sugestão do Principe remete ao comodismo desses trabalhadores explorados que acreditam que sua situação jamais irá mudar.

Ps: Essa pergunta é um tanto quanto baseado na opinião pessoal de quem lê já que ensinamento e moral cada um tem o seu através de sua interpretação.
Ps2: Desculpa se me extendi é porque gosto demais desse livro, Espero ter ajudado, Abraços

2 5 2
vc,imagino,é uma ótima leitura,e esta resposta,pode ser sim,um dos ensinamentos do acendedor de lampiões,obrigada!