Certo dia, saíram dois ônibus de uma Etec para uma visita à Pinacoteca do Estado de São Paulo. Uma das professoras, responsável pela contagem do total de alunos, observou que, • em um dos ônibus, havia 3 alunos a mais que no outro; • no ônibus com mais alunos, dois terços dos alunos eram moças; • no ônibus com menos alunos, três quintos dos alunos eram moças e, • do total de alunos que foram à visita, 34 eram rapazes. Se x representa o número total de alunos no ônibus com mais alunos, e y representa o número total de alunos do outro ônibus, então, ao ”traduzir” o problema proposto para a linguagem matemática, ?quantos alunos tinha em cada onibus ?quantas mulheres tinha em cada onibos ?como montar a conta

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onde voce arrumou 5x+6y=510

Respostas

2013-08-03T09:37:37-03:00
x-y=3         => x=3+y      
x+2y =34
3   5           


m.m.c de 3 e 5
3,5 |3
1, 5|5
1,1   3*5=15     (Após tirar o m.m.c você pega o m.m.c e divide por o denominador e
                       multiplica por o numerador. Após obter os resultados você corta
                                os denominadores)

A segunda equação fica sendo então: 5x+6y=510

Agora na segunda equação onde aparecer x você substitui por 3+y:
5(3+y)+6y=510
15+5y+6y=510
11y=510-15
11y=495
    y=495
         11
     y=45

Agora utilizaremos o valor de y na primeira equação para descobrir o valor de x:
x-45=3
x=3+45
x=48

Sendo assim, no ônibus y   3/5 dos alunos são moças, onde 3/5 pode ser representado por  0,6.                                                                     

0,6*45= 27 moças
48-27= 18 rapazes



Já no ônibus x 2 corresponde a quantidade de moças, então:
                        3
2*48 = 96 = 32 moças
3          3

48-32=16 <= quantidade de rapazes.


18+16= 34 rapazes <= TOTAL
32+27= 59 moças   <= TOTAL
((:
Tomará que você entenda perfeitamente.
eu tava copiando a primeira resposta
kkk
muito obrigado, valeu mesmo