Um homem caminha horizontalmente com velocidade de 1,2 m/s sob a chuva que cai verticalmente. Para resguardar-se o melhor possível, ele inclina o guarda-chuva a 45º em relação à vertical. A velocidade da chuva em relação ao solo vale:a) 0,60 m/sb) 1,2 m/sc) 1,7 m/sd) 0,85 m/se) 1,4 m/s

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-25T15:02:03-03:00
Abra a imagem para você compreender a resolução. Usando a relação trigonométrica no triângulo retângulo, temos que:

Tg45º=1

Tg=Cateto oposto / Cateto Adjacente

1= \frac{|Vc|}{1,2}

|Vc|=1,2*1=1,2m/s

A velocidade da chuva em relação ao solo vale 1,2m/s 

Alternativa B
2 5 2
nossa, q falta d atenção minha. tava pensando em cosseno. obgg
kk acontee
2014-07-25T15:17:11-03:00
Vamos la:
                camina horizontalmente   e uma inclinaçao  vertical que forma 45°
 entao a relaçao horizontal e vertical é tangente.
vamos la assim:
                      tg45°=cateto oposto sobre cateto adjacente 
                      cateto oposto é o vertical  seja (x) e cateto adjacente é 1,2m/s
       entao      tg45°=x/1,2.............tg45°=1........ok?
                        1=x/1,2
                         x=1,2m/s