Respostas

A melhor resposta!
2014-07-25T17:47:48-03:00
O cálculo do peso de um corpo se dá pela multiplicação entre a sua massa e a gravidade do satélite. 
Numa regra de três calcularemos o valor da massa do corpo na lua:

10 ------ 20
1,6 -----  X
(Isso quer dizer que: Se na terra, que tem gravidade 10m/s, o corpo pesa 20N, na lua, que tem gravidade 1,6m/s, quanto pesa o corpo?)

10x = 20 . 1,6 
10x = 32
x = 32/10
x = 3,2 

Ou seja, na lua, um corpo que pesa 20N na terra, pesa 3,2N. 

Se o peso é a multiplicação entre a massa e a gravidade:

P = m . g 
3,2 = m . 1,6
m = 3,2/1,6
m = 2

(Onde: P = peso, m = massa e g = gravidade) 

Ou seja, na lua, o corpo tem massa igual a 2Kg. 
1 5 1
2014-07-25T17:53:07-03:00
Para se descobrir a massa do objeto na terra é só dividir seu peso por 10( gravidade terrestre ). O resultado é igual à 2. Faz-se assim: 20/10 = 2 kg de massa.
Já sei sua massa e seu peso na Terra. Agora para poder descobrir seu peso na lua, devo multiplicar sua massa pela gravidade( consideraremos a gravidade lubar igual à 1,6 ). Faz se assim: 2•1,6 = 3,2 N de peso. OBS.: A massa mantém-se inalterada, ou seja, mesmo com as variantes da gravidade sempre será a mesma.
Agora temos as respostas:
Massa na Terra = 2 kg
Peso na Terra = 20 N
Massa na lua = 2 kg
Peso na lua = 3,2 N
1 3 1