Um taxista cobra R$4,50 a bandeirada mais R$3,50 a quilômetro rodado. Encontre uma lei de função para o problema e determine o valor a ser pago por uma viagem de 12km.

2
Lembre-se, a função do primeiro grau é caracterizada pela fórmula geral: ax+b, sendo o x a variante do problema

Respostas

2014-07-25T19:16:09-03:00
F(x)=3,50x+4,50
F(x)=3,50.12+4,50
F(x)=46,50

46,50 reais por uma viagem de 12 Km
A melhor resposta!
2014-07-25T19:34:11-03:00
B = 4,50 (a bandeirada).
a = 3,50 (valor do quilômetro rodado- valor fixo).
x = quilômetro rodado.
v(x) = valor pago(por x quilômetro) = ?. Logo, a lei de formação do preço em função das x corridas, é:  v(x) = a.x + b. Para uma viagem de x = 12 km, temos:
v(12) = 3,5.12 + 4,5 = 46,5
 
                      Resposta:  v(12km) = R$ 46,50



1 5 1