1. Explique o significado da expressão "movimento variado".

2.Cite um exemplo de um móvel que apresente movimento variado acelerado e outro com movimento variado retardado.

3.Um navegador percebeu que, durante o determinado intervalo de tempo, seu barco manteve aceleração escalar nula. Podemos concluir que o barco esteve parado? Justifique.

4.O motorista de um carro em movimento, ao acionar o freio, provoca a variação da velocidade do veículo. Que tipo de movimento (acelerado ou retardado )o carro apresenta no intervalo de tempo referente á utilização do freio? Justifique.

5.(ESPM-SP) Partindo do repouso, um avião percorre a pista com aceleração constante e atingir a velocidade de 432 Km/h, em 20 s. qual o valor da aceleração em m/s²?

6.(Vunesp-SP) Um automóvel de competição é acelerado de tal forma que sua velocidade (v) em função do tempo (t) é dada pela tabela:

T(s) 5 l 10 l 15 l

V(m/s) 20 l 50 l 60 l

A aceleração média, em m/s², no intervalo de 5 s a 15 s é :

a) 4,5 C) 5,0 E) 4,0

B) 4,33 D) 4,73


2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-26T10:55:09-03:00
1 - Movimento variado (Movimento Uniformemente Variado - MUV) é aplicado quando o móvel em questão sofre uma aceleração (aceleração positiva) ou também quando sofre uma desaceleração (aceleração negativa - móvel freando) , isto é , o significado da expressão "movimento variado" é quando o móvel varia a aceleração , não importa se é para mais rápido ou para mais lento . 

2 - Móvel variado acelerado : um carro está a 80 m/s e alcança a velocidade de 100 m/s
Móvel variado retardado : um carro está a 100 m/s e freia o carro , ficando com a velocidade de 80 m/s

3 - Não , como a aceleração era nula (zero) , a velocidade não foi alterada , isto é , o barco poderia estar na mesma velocidade sem alterar a aceleração , então ele não está necessariamente parado , mas pode estar em uma velocidade sem alteração . 

4 - O carro apresenta um movimento retardado , porque sua velocidade diminuiu e ele sofreu uma desaceleração no instante referente a utilização do freio

5 - primeiro transformamos os 432 km/h em m/s , é só dividir por 3,6 que ficará 120 m/s

então sabemos que a velocidade corresponde a velocidade inicial , mais a aceleração multiplicada pelo tempo gasto (v = vo + at) 

como ele estava em repouso , vo = 0

120 = 0 + a.20
120 = 20a
a = 120
       20
a = 6 m/s²

6 - primeiro calculamos a variação do tempo do intervalo de 5 a 15 s

Δt = 15 - 5
Δt = 10s

depois a variação da velocidade de 60 a 20 m/s

Δv = 60 - 20
Δv = 40 m/s

agora é só achar a aceleração

v = vo + at
40 = 0 + a.10
40 = 10a
a = 40
      10
a = 4,0 m/s² --> letra e
13 4 13
2014-07-26T14:16:13-03:00
1-Movimento variado, é quando o módulo da velocidade varia em função do tempo, tendo como responsável a aceleração atuando na velocidade resultante acelerando o movimento ou retardando ele.

2-Um móvel tem seu movimento acelerado se e somente se o módulo de sua velocidade resultante aumenta tem função do tempo. Um móvel tem seu movimento retardado se e somente se o módulo de sua velocidade resultante diminui em função do tempo.

3-Não, apomos afirmar nada se estava parado ou não, pois, o enunciado não informar a velocidade ou se o móvel partiu do repouso. Mas, podemos dizer que, se a aceleração foi nula em um terminado tempo, logo, qualquer que seja sua velocidade ela se manteve constante durante esse tempo de aceleração nula.

4- Retardado, pois, quando freado o móvel diminui o módulo da velocidade em função d tempo.

5- Converta km/h para m/s:

 \frac{432}{3,6}= 120m/s

v=vo+a*t


120=0+a*20

a= \frac{120:10}{20:10}= \frac{12}{2}=6m/s^2

6- 60=15+a*(15-5)

60-15=a*10

45=a*10

 \frac{45}{10}=a

a=4,5m/s^2

Alternativa A
3 2 3