Respostas

2014-07-26T13:30:21-03:00
Vamos chamar o número racional de X

temos que 5x + 30 = 10

5x = 10 - 30
5x = -20
x = -20/5 = -4

Resposta: -4
A melhor resposta!
2014-07-26T13:35:13-03:00
Como não conhecemos esse número, vamos chamá-lo de x. Sendo assim, o quíntuplo de x (5x) somado com 30 (+30) é igual a 10 (=10). Equacionando:
5x + 30 = 10
Então:
5x + 30 = 10 \\ 5x = 10 - 30 \\ 5x = - 20 \\ x =  \frac{-20}{5}  \\ x = -4
Portanto este numero racional é - 4.
1 5 1