Avanços ou Retrocessos Sobre ?
O fosso existente entre a populacao afrodescente e as demais pessoas, sem capital e tendo gravada no rosto a palavra 'negro' como um estigma, à massa dos negros e mulatos brasileiros so tem restado os patamares mais baixos da pirâmide social.

1

Respostas

2013-08-04T09:46:10-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Há uma série de dívidas históricas para com a população afrodescente no Brasil em razão dos séculos de escravidão. Além disso, ao contrário do que ocorreu nos Estados Unidos quando da libertação dos escravos (que recebiam um pedaço de terra após isso), em nosso país houve o fim da escravidão sem que se desse qualquer meio de vida ou retorno financeiro àqueles que estavam sendo libertos.

Desse modo, perpetuou-se a dependência, com os 
afrodescentes passando a morar em locais precários, formando e ampliando as favelas nas grandes cidades. 

Gerou-se, assim, uma continuidade histórica na qual os 
afrodescentes não puderam dar boas condições de estudo e formação aos seus filhos, perpetuando um ciclo de pobreza e exclusão.

Desse modo, não é surpresa encontrarmos altos índices de mortalidade por arma de fogo, de mortes de adolescentes, dentre outros indicativos da violência entre a população negra no Brasil.

Mesmo nas novelas, as pessoas de pele mais escuras, na maioria das vezes, aparecem em patamares mais baixos e papéis secundários.

Dada essa realidade, políticas afirmativas como as cotas são colocadas como formas de avanços para diminuir essa realidade. Após a implementação dessas políticas, houve, inclusive, um maior reconhecimento das pessoas de suas próprias origens, aos aumentar o número de pessoas que se declararam como negras ou pardas. 
2 5 2