Respostas

2014-07-26T17:59:25-03:00
Esta é a Lenda do Piraracu = > A lenda conta que Pirarucu era um bravo guerreiro da tribo dos Uaiás, que habitava o Sudoeste da Amazônia.
Filho de Pindarô,  chefe da tribo e um homem de bom coração. Mais Pirarucu era perverso, orgulhoso e egoísta, costumava criticar os deuses, maltratar e insultar a todos.
Certo dia, Pindarô foi visitar as tribos vizinhas, e Pirarucu se aproveitou da ocasião para tomar como refém os índios da aldeia e executá-los sem motivo.
Tupã, o deus dos deuses ao observar o mau comportamento da Pirarucu, decidiu puni-lo, fazendo cair sobre ele uma terrível tempestade, espalhando relâmpagos e trovões por toda a região onde Pirarucu pescava às margens do rio Tocantins.
Pirarucu nem um pouco assustado, debochou de Tupã e se negou a pedir perdão pelos seus atos.
Foi então, que um raio fulminante atingiu em cheio o coração de Pirarucu, enquanto ele tentava fugir correndo por entre os galhos das árvores.
Todos os outros índios se esconderam na selva terrivelmente assustados, enquanto o corpo de Pirarucu, ainda vivo, foi levado para as profundezas do rio Tocantins e transformado em um gigante e escuro peixe. Pirarucu sumiu nas águas e nunca mais tornou a aparecer.
Hoje o peixe Pirarucu que habita os rios da Amazônia.
 

E Tem Tbm a Lenda da Vitória Régia que é muito Popular , Lenda do Do Buma meu Boi , A Lenda do Curupira !

Espero Ter Te Ajudado !!

2014-07-26T18:03:02-03:00
Boitatá -> Representada por uma cobra de fogo que protege as matas, florestas e os animais. Possui a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja uma das primeiras lendas do Brasil. Na região Nordeste do Brasil o Boitatá é conhecido como fogo que corre

Boto -> a lenda do Boto surgiu, provavelmente na região amazônica. Esta figura é folclórica é representada por um homem, bonito, charmoso que seduz mulheres em bailes e em festas. Após a conquista conduz as mulheres e as engravida. Antes da madrugada, ele mergulha nas águas do rio para se transformar num lindo boto.

Pisadeira -> é uma velha de chinelos que aparece na madrugada para pisar nas barrigas das pessoas, provocando a falta de ar.

Mãe-D'Água -> Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro.

Corpo-seco -> É uma espécie de assombração que vive assustando pessoas na estrada.