Em um torneio de basquete na Escola SESC de Ensino Médio, um time ganhou 6 jogos mais do que perdeu e empatou 3 jogos menos do que ganhou. Em um total de 33 partidas, o número de partidas que este time empatou foi:
a) 8
b) 11
c) 14
d) 15
e) 21

2

Respostas

2014-07-26T19:04:45-03:00
O time empatou 11 partidas.
ganhou 14, perdeu 8 e empatou 11, dando o total de 33 partidas

A melhor resposta!
2014-07-26T19:07:59-03:00
Ganhou =g        empatou = e      perdeu = p
ganhou 6 mais do que perdeu = p* = g - 6 
empatou 3 menos do que ganhou = e* = g - 3

g + e + p = 33
g + (g - 3) + ( g - 6 ) = 33
3g - 9 = 33
3g = 33 +9
3g = 42
g = 42 /3 
g = 14 (ganhou 14)

empatou 3 menos que ganhou,
14 - 3 = 11
letra b
2 5 2