1-determine a multiplicação e divisão dos polinômios
a) (x²-4x+4).(x²-4x+4)
b) (20x^4-6x³):(2x²)
2- aplicando a regra de produtos notáveis, desenvolva as expressões abaixo:
a) (2a+3b)²
b) (xy-2)²
6- aplicando a regra pratica desenvolva:
a) (x+5).(x-5)
b) (1/2-a³).(1/2-a³)
se puderem me ajudar eu ficaria grata, sou horrível em matemática

2

Respostas

2014-07-27T15:04:04-03:00
1.A)
(X²- 4X +4).(X² - 4X + 4)
MULTIPLICA-SE CADA TERMO DO PRIMEIRO PARENTESES POR CADA TERMO DO SEGUNDO PARENTESES:
X² * (X² - 4X + 4) = X^4 - 4X³ + 4X²
4X * (X² - 4X + 4) = 4X³ - 16X² + 16X
4 * (X² - 4X + 4) = 4X² - 16X + 16

DEPOIS DE MULTIPLICAR, AGRUPA-SE OS SEMELHANTES:
X^4 - 4X³ + 4X³ + 4X² - 16X² + 4X² + 16X - 16X + 16
X^4 - 16X² + 16

B) (20X^4 - 6X³) : (2X²)
20X^4 : 2X² = 10X²
- 6X³ : 2X² = - 3X
LOGO: 10X² - 3X

2.A) (2A + 3B)²
4A² + 12AB + 9B²

B) (XY - 2)²
X²Y² - 4XY + 4

3) A) (X + 5). (X - 5) 
REGRA: PRODUTO DA SOMA PELA DIFERENÇA = O QUADRADO DO PRIMEIRO MENOS O QUADRADO DO SEGUNDO
X² - 5²
X² - 25

B) (1/2 + A³).(1/2 - A³) 
REGRA: PRODUTO DA SOMA PELA DIFERENÇA = O QUADRADO DO PRIMEIRO MENOS O QUADRADO DO SEGUNDO
LOGO:
(1/2)² - (A³)²
1/4 - A^6

1 5 1
vlw
Corrigi também,Maria Eduarda. Abraços
A melhor resposta!
2014-07-27T15:21:34-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
1) a) (x²-4x+4).(x²-4x+4)= x⁴ + 16x² + 16
    b)
(20x^4-6x³):(2x²) = 10x² - 3x

2)a) 
(2a+3b)²= (2a)²+2.2a.3b+(3b)²= 4a²+12ab+9b²
   b) 
(xy-2)² = (xy)²-2.xy.2 + 2²= x²y² - 4xy + 4

3)
a) (x+5).(x-5)= x² - 5² = x² - 25
   b)  (1/2-a³).(1/2+a³)= (1/2)² - (a³)² = 1/4 - a


2 5 2
Luciano, no exercício 1 b --> voc~e esqueceu de colocar o x depois do 3 --. é 10x² - 3x
poty, em vez de (1/2-a³).(1/2-a³) é (1/2-a³).(1/2+a³) eu errei
É VERDADE, PENSEI QUE ERA -6X^2
MARIA EDUARDA, CORREÇÃO FEITA NA 3B
vlw lucianao