Todos os meses ao receber seu salario Daniel divide igualmente 1/20 desse salario entre seus filhos .
a) Que fração de seu salario Daniel cada filho recebe mensalmente?

b) Sabendo que o salario de Daniel é 1200,00 quantos reais recebem mensalmente cada filho?

c) Do restante do salario de Daniel 1/4 é gasto com aluguel.Quantos reais da 4 mil gasta com aluguel?

2
quantos filhos ele tem?
Precisamos saber a quantidade de filhos que o Daniel tem para responder suas perguntas.
exatamente
ele tem 3 filhos

Respostas

2013-08-04T19:00:13-03:00
Todos os meses ao receber seu salario (que é 1.200,00) Daniel divide igualmente 1/20 desse salario entre seus 3 filhos .
Comece os cálculos pela letra B depois vá p/ a letra A.
a) Que fração de seu salario Daniel  cada filho recebe mensalmente?
Se 60,00 equivale a 1/20 do salário, então 20,00 equivale a quanto? regra de 3
 1   equivale a 60 reais
20 
 x                     20 reais          é proporcional, então faça a conta em cruz

 1   
20  =  60            x*60 = 1  * 20          x*60 = 20         x*60 = 1   isole o x
 x        20                      20                           20

x*60 = 1   isole o x passando o 60 que tá multiplicando pro outro lado, dividindo
x = 1 
     60
cada filho recebe mensalmente 1/60 do salario de Daniel  

b) Sabendo que o salario de Daniel é 1200,00 quantos reais recebem mensalmente cada filho?  O inteiro é 1.200,00 e a vigésima parte se obtém dividindo
1.200,00 / 20 = 60,00        1/20= 60,00       60,00 / 3 = 20,00
cada filho receberá 20,00 

c) Do restante do salario de Daniel 1/4 é gasto com aluguel.Quantos reais da 4 mil gasta com aluguel?
essa tua pergunta não entendi....mas vamos lá
1.200,00 é o salário total
     60,00  desse total tira a parte dos filhos
1.140,00   esse é o restante do salário que será tirado 1/4 pro aluguel
 se 1.140,00 equivale a 1 inteiro que é igual 4/4
           x        equivale a 1/4     novamente montar a conta em cruz
                  
1.140  =    4/4
    x           1/4
x * 4/4 = 1.140 * 1/4
x = 1.140 * 1/4
          4/4
x = 1.140/4 
          1
x = 285,00 representa o valor gasto com aluguel
2 5 2
A melhor resposta!
  • PeH
  • Ambicioso
2013-08-05T10:18:56-03:00
A) Que fração do salário de Daniel cada filho recebe mensalmente?

• Daniel possui 3 filhos, com os quais divide igualmente \frac{1}{20} de seu salário a cada mês. Assim:

\circ \ x = \text{sal}\acute{a}\text{rio} \\\\ \frac{1}{20}x : 3 =  \frac{1}{20}x \cdot \frac{1}{3} = \boxed{\frac{1}{60}x}

Cada filho recebe mensalmente \frac{1}{60} do salário de Daniel.


b) Sabendo que o salário de Daniel é de R$ 1200,00, quantos reais recebem mensalmente cada filho?

• No item anterior, descobrimos que a fração do salário de Daniel correspondente ao recebimento mensal de cada filho é \frac{1}{60}. Assim:

\frac{1}{60} \cdot 1200 = \frac{1200}{60} = \boxed{20}

Cada filho recebe R$ 20,00 por mês.


c) Do restante do salário de Daniel, \frac{1}{4} é gasto com com aluguel. Quantos reais são gastos com o aluguel?

• O salário mensal de Daniel equivale a R$ 1200,00
• O recebimento mensal de cada um dos três filhos é de R$ 20,00. O recebimento mensal dos três juntos é de R$ 60,00
• Por mês, sobram a Daniel 1200 - 60 = R$ 1140,00 para pagar o aluguel
• \frac{1}{4} deste valor é destinado ao pagamento mensal do aluguel

Assim:

\frac{1}{4} \cdot 1140 =  \frac{1140}{4} = \boxed{285}

O aluguel mensal custa R$ 285,00.
6 4 6