Respostas

2013-08-04T12:47:52-03:00
As mulheres atenianas sofriam muito pelo fato do homem ser  seuperior, as mulheres nao eram consideradas cidadãs. lá as moças se casavam  com 18 anos já os meninos (maridos) deveriam ser 20 anos mais velhos.

As mulheres  em esparta tinham igualdade perante os homens, elas eram responsaveis pelos negocios de seus maridos . elas tinham que fazer exercicios fisicos para dar a lux a meninos fortes e saudaveis. As pessoas defientes nao eram aceitas e  eram mortas.
3 5 3
2013-08-04T13:00:50-03:00
As mulheres espartanas faziam exercício físico e participavam de jogos. Tinham uma certa liberdade, pois na ausência do homem eram elas que administravam o património familiar. Esperava-se que a mulher fosse uma boa dona de casa. venerava-se a fertilidade da esposa. O ideal de beleza eram as jovens de ombros largos, seios delicados, linhas alongadas e corpos esguios. Há também um música de Chico Buarque de Holanda e augusto Boal que esboça o papel das mulheres na sociedade ateniense:
Mirem se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Geram pros seus maridos os novos filhos era Atenas
Elas não tem gosto ou vontade
Tem medo apenas
O seu homem, mares, naufrágios
Lindas sirenas
Morenas

CIÊNCIAS- --> O grande nome da medicina grega foi Hipócrates de Cós, para ele era necessário levar em consideração a doença e o doente.Foi ele quem resumiu a ética médica, presente que hoje no juramento dos médicos. Na história destacaram se : Heródoto, Tucidides e Xenofonte; já na astronomia o grande nome foi Aristarco de samos que defendeu a concepção heliocêntrica, ou seja, o sol como centro do sistema solar. A matemática é uma ciência grega, destacam se Tales, Pitagoras, Euclides, e Arquimedes de Siracusa. Arquimedes ,também se destacou na física. Estudou osprincipios básicos da hidrostática ocupou se da gravidade e elucidou o princípio da alavanca.
3 5 3