Respostas

A melhor resposta!
2014-07-27T20:47:57-03:00
A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coreia e no Vietnã.
1 5 1
2014-07-27T20:48:37-03:00
A guerra fria é caracterizada pela disputa ideológica entre E.U.A e a antiga União soviética. Por ser uma disputa apenas ideologica os conflitos eram indiretos e geralmente buscavam mostrar ao adversário que um era melhor que o outro. Um exemplo disso é a disputa armamentista, a corrida espacial, dentre outros conflitos. Não houve luta armada.