Peço-lhes ajuda nas seguintes questões sobre a vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil :

a) Podemos dizer que a vinda da família Real para o Brasil foi conturbada, toda a corte Real foi trazida em grandes embarcações e a viajem durou meses, explique como foi esse processo e quantas vidas se perderam no caminho até o Brasil ?

b) Quando chegaram ao Rio de Janeiro a maior parte da Corte Real não possuía moradia, com isso uma certa medida foi tomada, que medida foi esta ?

c) O que aconteceu com as pessoas que foram obrigados a sair de suas casas e foram destituídas de suas terras ?

Agradeço desde já :-).

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-28T00:57:59-03:00
A) Apesar de não terem dados precisos, houveram diversos problemas pelo fato de que a viagem ocorreu de última hora, sem planejamentos. Muitas pessoas morreram pois nas embarcações a comida era insuficiente para todos. Houveram infestações de piolho e algumas outras doenças (como leptospirose) pois as condições nos navios eram extremamente precárias. Algumas embarcações tiveram também outros problemas no mar, como grandes tempestades, turbulências e em alguns casos, ataques de navios piratas com intenções de saquear suas cargas. 

b) Com a falta de moradia para abrigar toda aquela nobreza, D. João procurou as casas das famílias mais ricas do Rio de Janeiro e as expulsou para colocar a família Real e os nobres nelas, pois como eram a família Real, "deveriam" habitar nas melhores casas. 

c) Ao contrário do que se imagina (não se sabe bem o motivo) isso não gerou nenhum problema entre as pessoas que foram expulsas de suas casas, pelo contrário. A maior parte dessas pessoas considerava como "status" ter tido a casa escolhida por D. João, e gostavam de exibir o fato de terem as melhores casas do Rio de Janeiro (por isso foram escolhidas). Não houveram muitos problemas pois a maioria dessas pessoas tinha capital suficiente para construir novas casas sem que isso fizesse muita diferença para elas, e ainda poderiam "se orgulhar" de seu status de ter a casa escolhida por D. João.
2 5 2