Sobre as espécies endêmicas e suas regiões de ocorrência é correto afirmar: ALTERNATIVAS As áreas de endemismo ou áreas endémicas são consideradas regiões geográficas delimitadas a partir da combinação de áreas de distribuição de espécies ou táxons endêmicos de uma determinada região. Uma espécie endêmica raramente tem risco de ser extinta, pois se dissemina com facilidade em qualquer ambiente. As espécies endêmicas são causadoras de graves impactos ambientais. Uma espécie endêmica consegue se estabelecer em qualquer região, em qualquer tipo de ambiente, pois se adapta ao meio com facilidade.

1

Respostas

2013-08-04T14:48:03-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Primeiro, vamos organizar as alternativas. Colocarei as análises de cada alternativa em negrito.

A) As áreas de endemismo ou áreas endêmicas são consideradas regiões geográficas delimitadas a partir da combinação de áreas de distribuição de espécies ou táxons endêmicos de uma determinada região. [Correta, pois áreas de endemismo são áreas geográficas determinadas por essas características citadas].

B) Uma espécie endêmica raramente tem risco de ser extinta, pois se dissemina com facilidade em qualquer ambiente. [Errada. Se uma espécie vive em uma região pequena, se essa área tem suas características principais alteradas - como a derrubada das florestas- a espécie perde as condições necessárias para sua sobrevivência e desaparece. Normalmente, a disseminação em outras áreas com facilidade não acontece].

C) As espécies endêmicas são causadoras de graves impactos ambientais. [Errada. As espécies endêmicas são espécies endêmicas, de modo que estão em equilíbrio com o ambiente em que vivem, não sendo causadoras de graves impactos ambientais].

D) Uma espécie endêmica consegue se estabelecer em qualquer região, em qualquer tipo de ambiente, pois se adapta ao meio com facilidade. [
Errada. As espécies endêmicas, em geral, só vivem nessas regiões específicas devido a condições únicas ou particulares desses locais. Desse modo, não se adaptam, facilmente, em outros ambientes].
2 5 2