(UFSC ) NA SEGUINTE EQUAÇÃO QUIMICA NÃO BALANCEADA
Fe+ CuSO4 → Fe2(SO4)3+ Cu

01. o cobre sofre oxidação
02. o número de oxidação do cobre no CuSO4 é +2.
04. o átomo de ferro perde 2 eletrons.
08. houve oxidação do ferro.
16. temos uma reação de oxirreduçao.
32. Após balanceamento, a soma dos menores números inteiros possíveis para os coeficientes é 9.
64. o ferro é o agente oxidante.
dê como resposta a soma dos números associados às proposições verdadeiras .

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-28T12:38:52-03:00
Oi Carol.

Antes de analisar as afirmativas vamos balancear essa equação.

Fe\quad +\quad CuSO_{ 4 }\quad \longrightarrow \quad Fe_{ 2 }(SO_{ 4 })_{ 3 }\quad +\quad Cu\\ \\


O NOX das substâncias são:

Fe=0\\ \\ Cu=+2\\ S=+6\\ O=-2\\ \\ Fe=+3\\ S=+6\\ O=-2\\ \\ Cu=0

Agora temos que ver qual substância variou, olha só.

O Ferro foi de 0 há +3
O Cobre foi de +2 há 0

Então eles variaram, agora vamos saber quem oxidou e quem reduziu.

O Ferro aumentou? Então ele de oxidou 3.
O cobre diminuiu? Então ele reduziu de 2,

Agora precisamos pegar o Ferro e o Cobre com maiores atomicidades para colocar na tabelinha e balancear a questão. Depois basta multiplicar o átomo das substâncias que oxidaram e reduziram pelo tanto que elas oxidaram e perderam.

Oxi\rightarrow Fe_{ 2 }\rightarrow 2*3=6\\ Red\rightarrow CuSO_{ 4 }\rightarrow 1*2=2

Simplificando temos:

Oxi\rightarrow Fe_{ 2 }\rightarrow 2*3=3\\ Red\rightarrow CuSO_{ 4 }\rightarrow 1*2=1

Agora é só inverter os valores:

Oxi\rightarrow Fe_{ 2 }\rightarrow 2*3=1\\ Red\rightarrow CuSO_{ 4 }\rightarrow 1*2=3

Na frente do F2 eu coloco o 1, e na frente do CuSO4 eu coloco 3 e balanceio o resto. Ficando assim:

2Fe\quad +\quad 3CuSO_{ 4 }\quad \longrightarrow \quad 1Fe_{ 2 }(SO_{ 4 })_{ 3 }\quad +\quad 3Cu\\ \\



Pronto, agora é só analisar as afirmativas.


01- É falsa, o cobre sofre redução

02-Verdade, ele oxidou de 2.

04-Falso, ele perde 3.

08-Verdade, ele oxidou.

16-Verdade.

32-Verdade:2+3+1+3=9

64-Falso, o agente oxidante é o cobre.


G:58


2 5 2
2014-07-28T14:54:59-03:00
Vamos la.
             Fe+Cu(SO₄)₃---------->Fe₂(SO₄)₃+Cu............fazendo o nox, temos:
   
            Fe⁰+Cu⁺²(SO₄)⁻²-------->Fe₂⁺³(OS₄)⁻²+Cu² ....................ok?
            I⁻⁻⁻⁻⁻⁻I⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻I                   I                                                
                      I oxidaçao=x=3                                I
                      I⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻⁻I
                               redução =x=2
oxidaçao----->Fe₂(SO₄)=oxi= 3.2=6
reduçao------>Cu(SO4)=red=2.1=2   agora simplifixando temos:

oxidaçao----->Fe₂(SO₄)=oxi= 3.2=3
reduçao------>Cu(SO4)=red=2.1=1   agora   cruzamos  os numeros simplificados
.
oxidaçao----->Fe₂(SO₄)=oxi=1
reduçao----->Cu(SO₄)=red= 3.................pronto  agora esses valores levamos a equaçao  principal, assim:
 
Fe+3Cu(SO₄)---------->1Fe(SO₄)+3Cu.........e agora é só balancear por tentativa.

2Fe+3Cu(SO₄)-------->1Fe(SO₄)+3Cu.................pronto  . agora é só responder a pregunta:

01) Nao o que sofre é ferro------->falso.
02) verdade
04)nao, perde  3,---------> falso.
08) verdade.
16)verdade.
32) 2+3+1+3=9------>verdade
64) falso, o agente oxidante é Cu.

Ultimo  01+08+16+32= 58  é a soma de proposiçoes verdadeiras.
                                                          
                                                     espero ter ajudado.