Respostas

2014-07-28T21:01:08-03:00
É so voce dividir o ano por cem, se der quebrado voce tira e conta como mais 1.
1 1 1
A melhor resposta!
2014-07-28T21:01:11-03:00
Pegue os dois primeiros algarismos do ano que você quer saber o século e e some 1, exatamente como a star mencionou acima. 
Exemplo: 
-Ano 1 (Nascimento de Cristo, digamos assim) --- 00 + 1 = Século I 
-Ano 146 --- 01 + 1 = Século II 
-Ano 1632 --- 16 + 1 = Século XVII 
-Ano 2008 --- 20 + 1 = Século XXI 
-Ano 35152 --- 351 + 1 = Século CCCLII (Ano futuro só para entendimento da regra) 
Porém, devo resaltar que os anos terminados em 00 são excessão à esta regra. Quando os dois últimos algarismos de um ano forem 00, o século será igual aos outros números. 
Exemplo: 
-Ano 100 --- 01 + 0 = Século I 
-Ano 1600 --- 16 + 0 = Século XVI 
2 3 2