Respostas

2014-07-28T23:59:10-03:00
As sub-regiões são Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.  

Quanto as características naturais que levaram a essa sub-divisão pode-se dizer que as duas principais são a vegetação original presente em cada local e o clima.

Espero ter ajudado, abraços.
12 4 12
2014-07-29T00:33:17-03:00
Zona da Mata, no litoral. É úmida, decorrente de intensa pluviosidade oceânica. Foi outrora domínio da Mata Atlântica. É nela que se localiza o sítio urbano das maiores cidades do Nordeste - Salvador e Recife, além de outras capitais: Natal, João Pessoa, Maceió e Aracaju.

Agreste, entre a Zona da Mata (a leste) e o Sertão (a oeste). É transicional, já que não é tão úmida quanto no litoral, nem tão seco quanto no Sertão. A vegetação é mais esparça, baixa, com menor biodiversidade, em relação ao litoral.

Sertão, seco. O deficit hídrico é marcante, pois em certas localidades há estiagem por uns 10 meses. Nesse ambiente floresce a "mata branca" - a caatinga. Ela é assim chamada pois seus galhos ressequidos ficam em evidência. É marcante a presença de cactáceas e rios intermitentes, embora haja um aquífero extenso em seu subsolo.

Meio Norte. Também é transicional entre a secura do Sertão (a leste) e a Floresta Amazônica (a oeste). A vegetação é mais viçosa, há maior oferta pluvial e fluvial.

Em cada uma dessas regiões há produtos típicos. Em comum o calor e elevada umidade (com exceção no Sertão). Os principais tipos climáticos são o Equatorial, Tropical e o Semi-Árido.
4 4 4