Limongi-França (2007) apresenta uma sequência uma evolução do RH e seus respectivos períodos que vão desde a ausência de uma legislação que direcione as ações do RH, passando por forte atuação dos departamentos pessoais, posteriormente forte foco nos treinamentos para capacitar os profissionais a terem um desempenho melhor. A partir desse período o RH atua como facilitador das práticas de qualidade e gestão participativa para sugestões de idéias; um novo período pode ser identificado demonstrando uma “estagnação” da área com forte prática do downsizing e por fim o mais atual que busca práticas mais integradas e novos desafios. Assim, a nova concepção de RH propõe uma arquitetura estratégica para a área. Essa configuração é disposta em 3 pilares, quais são eles: Alternativas: a)Função de RH; sistemas de RH; comportamento dos empregados. b)Políticas de funcionamento; sistemas de RH; comportamento dos empregados. c)Função de RH; sistemas de medição; comportamento dos empregados. d)Competências das áreas e profissionais; sistemas de RH; comportamento dos empregados. e)Função de RH; políticas de funcionamento; comportamento dos empregados.

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