Respostas

2014-07-30T08:17:55-03:00
O critério principal dessa nova regionalização foi o do “meio técnico- científico-informacional”, isto é,  a informação e as finanças estão irradiadas de maneiras desiguais e distintas pelo território brasileiro, determinado “quatro brasis”.

REGIÃO AMAZÔNICA - inclui os estados do Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia. Baixas densidades técnicas e demográficas.
REGIÃO NORDESTE -  inclui os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Primeira região a ser povoada, apresenta uma agricultura pouco mecanizada comparada a região centro – oeste e à região Concentrada.      
REGIÃO CENTRO-OESTE -  inclui Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do sul e Tocantins,apresenta uma agricultura globalizada, isto é, moderna, mecanizada e produtiva.
REGIÃO CONCENTRADA -  inclui  Minas Gerais São Paulo  Rio de Janeiro Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é a região que concentra a maior população, as maiores indústrias, os principais portos, aeroportos, shopping centers, supermercados, as principais rodovias e infovias, as maiores cidades e universidades. Portanto, é a região que reúne os principais meios técnico-científicos e as finanças do país.