Propriedades coligativas são as propriedades das soluções que dependem exclusivamente da concentração de partículas do soluto não volátil. Essas propriedades não dependem da natureza das partículas, mas da quantidade de partículas dispersas. Em um laboratório, há quatro soluções aquosas em frascos rotulados por I, II, III e IV. Quando determinaram os pontos de ebulição dessas soluções, sob mesma pressão, observou-se a sequência para os valores desta propriedade: PEI > PEII > PEIII > PEIV. Sabe-se que as soluções são de bicarbonato de sódio (NaHCO3), sulfeto de potássio (K2S) e fosfato de sódio (Na3PO4), todos compostos iônicos, e de sacarose (C12H22O11) um composto molecular que não ioniza. A concentração de cada solução corresponde a 0,1mol/L e não estão, necessariamente, rotuladas na ordem acima.

a.) Apresente a equação de dissolução de cada composto iônico.

b.) Relacione as soluções aos rótulos I, II, III e IV. Justifique.

c.) Qual solução apresentará o menor ponto de congelamento? Explique.

1

Respostas

2017-01-22T12:00:30-02:00
Olá!

Substâncias iônicas dissociam-se (liberam íons) quando em presença da água. Substâncias moleculares não sofrem esse fenômeno.

a)

Na₃PO₄ ⇒ 3 Na⁺ + PO₄³⁻ (quatro partículas com a dissociação)
K₂S ⇒ 2 K⁺ + S²⁻ (três partículas com a dissociação)
NaHCO₃ ⇒ Na⁺ + HCO₃⁻ (duas partículas com a dissociação)
C₁₂H₂₂O₁₁ ⇒ C₁₂H₂₂O₁₁  (uma partícula - não se dissocia)

b) Quanto maior o número de partículas, maior será o efeito coligativo. Nesse caso, maior será a temperatura de ebulição, portanto:

rótulo I = Na₃PO₄;
rótulo II = K₂S;
rótulo III = NaHCO₃;
rótulo IV = C₁₂H₂₂O₁₁.

c) Quanto maior o número de partículas, menor será o ponto de congelamento pois maior será a dificuldade de mudar o estado físico, justamente pela quantidade de partículas dissolvidas no meio.

A solução que apresenta maior número de partículas é a de fosfato de sódio e portanto esta possuirá menor ponto de congelamento.