Tem uma bandeira com três faixas horizontais, e foram disponibiliza-das 4 cores pra pintá-la, sabendo que as faixas vizinhas não podem ser pintadas de cores iguais, de quantas formas pode ser pintada a bandeira?
A resposta é 36, me expliquem como se faz! :)

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-30T11:34:47-03:00
Você tem 4 possibilidades na primeira faixa, pode ser qualquer cor, porque ainda nenhuma foi usada.
você tem 3 possibilidades na segunda faixa, porque não pode ser a mesma que foi usada na faixa 1
e tem 3 possibilidades na terceira faixa, porque não pode ser a mesma usada na faixa 2

4*3*3 = 36
2 5 2
  • Usuário do Brainly
2014-07-30T13:46:31-03:00
É fácil, se são 4 cores e 3 faixas, se multiplica estes valores que dará 12, como as cores não podem se tocarem de cores iguais basta multiplicar 12 vezes 3 que dará 36, se eu já escolhi uma cor anteriormente eu tenho 3 escolhas, solução simples mas que requer um conhecimento em análise combinatória. espero ter entendido.