Respostas

A melhor resposta!
2014-07-30T18:41:57-03:00
É simples, basta escrever a quantidade de cada elemento químico e ir balanceando a equação:

Reagentes        Produtos
H₂ + O₂      =     H₂O
H= 2                 H= 2
O= 2                 O= 1       
Como só tem 1 oxigênio no produto, e no reagente tem 2, temos que balancear acrescentando 2 na frente de H₂O:

Reagentes        Produtos
H₂ + O₂      =     2 H₂O
H= 2                 H= 2x2 = 4
O= 2                 O= 1x2= 2      
Agora como o hidrogênio no produto ficou com 4 moléculas, e no reagente tem somente 2, temos que balancear:

Reagentes        Produtos
H₂ + O₂      =    2 H₂O
H= 2x2= 4          H= 2x2= 4
O= 2                 O= 1x2 = 2    
Pronto agora todo elemento químico, quanto no reagente quanto no produto tem exatamente a quantidade igual. Sendo assim a reação está balanceada: 2 H₂ + O₂ = 2 H₂O  

1 5 1
2014-07-30T18:42:52-03:00
H2   +   O2    =  H2O
tem  2H           tem 2 H
       2 O                 1 O
Para fazer um balanceamento voce deve igualar todas as moléculas do reagente e do produto. A unica que ta errada ai é o O que tem apenas 1 mol no produto sendo que no reagente tem 2. Entao vc deve multiplicar o produto por 2, pq aí o numero de oxigenios em ambos os lados vai ficar igual. Só que, ao fazer isso, vai multiplicar tb o H, que vai passar a ter 4 hidrogenios no produto. Entao é so multiplicar o H do reagente por 2 tb, pq ai vai igualar com os 4 H do produto.
2H2   + 2O2    = 2H2O