Qual o maior autor ou escritos da literatura portuguesa?

2
Se for pra cometer injustiças literárias, então vamos pegar o único escritor de língua portuguesa que ganhou o nobel: José Saramago. Já o que vende mais livros, se não me engano, é Paulo Coelho.
Mas também temos a Ana Maria Machado, que já ganhou vários prêmios com seus livros dirigidos ao público infanto-juvenil, inclusive o maior prêmio literário nacional, o Machado de Assis (o nome já diz tudo), que lhe foi concedido em 2011 pela Academia Brasileira de letras e que em 2003 foi eleita para ocupar a cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras. A concorrência tá forte...
Considero que seja um dos Eça de Queiroz , mas se você especificar de qual escola literária dentro da literatura portuguesa, temos outros.
A Luciana demonstrou que a gente não leu direito. É literatura portuguesa, e não em língua portuguesa. :-/ Eu voto em Eça e Saramago pelo critério "só li esses dois".

Respostas

2013-08-05T15:55:49-03:00
É meio relativo, mas muitos consideram Machado de Assis, ou Carlos Drummond de Andrade e alguns preferem Paulo Coelho, Vinicius de Moraes, Cecília Meireles....e por aí vai
É complicado destacar apenas um diante de tantos escritores consagrados
1 5 1
2013-08-05T16:17:51-03:00
É meio injusto escolher o melhor autor da língua portuguesa num cenário de temas tão diverso quanto o nosso. Para você ter uma idéia, muitos consideram o Machado de Assis o melhor autor (Memórias Póstumas, Dom Casmurro, Quincas Borba, etc), mas não devemos esquecer de Carlos Drummond de Andrande, Eça de Queiroz, Rubem Braga (Quarto de Moça, O Rei Secreto de França, etc) e Nelson Rodrigues (Beijo no Asfalto, Vestido de Noiva, etc).
1 5 1