Respostas

A melhor resposta!
2014-07-30T16:49:51-03:00
A concordância nominal é aquela entre os SUBSTANTIVOS e os seus acompanhantes como: ADJETIVOS, NUMERAIS, PRONOMES E ARTIGOS. 

Aquela partida aconteceu em local aberto. 

O adjetivo "aberto" concorda com o substantivo "local". 

Aquela partida acontece em local e hora inoportunos. 

O adjetivo "inoportunos" concorda com os substantivos "local" e "hora". Neste caso ele, o adjetivo, deve estar no plural e no masculino. 

MAS...O adjetivo pode também concordar apenas com o substantivo mais próximo: 

Aquela partida acontece em local e hora inoportuna. 

A concordância verbal é aquela entre o VERBO e o SUJEITO de uma oração. 

As pessoas não vieram. 

O verbo "vieram" concorda em pessoa e número com o sujeito simples "As pessoas". 

O pessoal saiu. 

Neste caso, o verbo "saiu" deve ficar no singular porque o sujeito "o pessoal" passa a idéia de coletivo. 

Ufa...Esse assunto é bem extenso.... 

Acho melhor você procurar o resto num bom livro de Português.
Espero ter ajudado!!!!!
2 5 2
2014-07-30T17:10:10-03:00
Verbais: indicam número, pessoa, tempo e modo dos verbos