Respostas

2013-08-05T17:01:54-03:00
Na natureza,os gases nobres são conhecidos por sua estabilidade eletrônica e por estarem geralmente isolados,visto que têm a última camada da eletrosfera completa(camada de valência),com 8 elétrons.

Os outros elementos também buscam essa estabilidade,mas para ficarem estáveis precisam participar de ligações químicas,resultando em eletrosferas iguais às dos gases nobres.Fazem isso,cedendo,recebendo ou compartilhando elétrons.

*Ligação iônica
Ocorre geralmente entre um metal e outro não-metal,onde o primeiro precisa doar elétrons(tornando-se um cátion) e o segundo receber elétrons(tornando-se um ânion).
Ex: Na(+1) e Cl(-1) se combinam e transformam-se em NaCl,onde o Na(sódio) doa 1 elétron para o Cl(Cloro).

*Ligação metálica
Ocorre geralmente entre átomos do mesmo elemento metálico,onde ocorre liberação parcial dos elétrons mais externos,com a formação de cátions.Ocorre então,a criação de uma "nuvem eletrônica",formada por cátions e elétrons.
Ex: As substâncias metálicas são representadas pelo símbolo do elemento(Li,Na,Cs,Ag,Ca).

*Ligação Covalente
Ocorre geralmente entre não-metal + não-metal , não-metal + gás ou gás + gás.
Nesta ligação,ambos os elementos precisam ganhar elétrons e se combinam compartilhando elétrons no último nível eletrônico.
Nessa situação(onde os dois átomos tem 1 elétron para compartilhar),é como se cada átomo tivesse 2 elétrons em sua eletrosfera
Ex: H2O, H2,Cl2

P.S: Não entrei no âmbito de propriedades químicas das ligações,como ponto de fusão,ponto de ebulição,ou condução de calor e eletricidade.
2 5 2