Um fiel ao entrar numa igreja,encontrou três padres que guardavam cada uma das três portas que atravessavam esta igreja.Para passar,por cada porta ,um padre dizia a seguinte frase: "me de R$10,00 do que você tem que eu dobro o valor que lhe restar".Ao sair da última porta,o fiel estava de bolsos vazios.Calcule a quantia que o fiel tinha antes de entrar na igreja

2

Respostas

2014-07-31T12:22:17-03:00
Veja que o fiel deverá passar por 3 portas, para adentrar a igreja ;

Logo nessa situação ele estava com 17,50 antes de entrar na igreja , veja:

Na Primeira porta ;

Doa 10 R$ ao padre , Fica com 7,50 , esse valor é dobrado = 15,00 R$

Na Segunda porta ;

Doa 10 R$ ao padre , Fica com 5 R$ , esse valor é dobrado = 10,00 R$

Na Ultima porta ; 

Doa 10 R$ ao padre , Fica com 0 R$ , e o dobro de 0 = 0

Portanto, o fiel tinha 17,50 R$, antes de adentrar a igreja.

A melhor resposta!
2014-07-31T13:29:25-03:00
X-10,00=y (1)
2y-10,00=z (2)
2z=10,00 (3)
z=5,00
em (2) substitui-se z por 5,00
2y-10,00=z    2y-10,00=5,00    2y=5,00+10,00    y=15,00/2      y=7,50
substitui-se em (1) o valor de y por 7,5
x-10,00=y    x-10,00=7,50    x=7,50 + 10,00    x=17,50
resposta 17,50
2 4 2