Pessoal,quero apenas que leiam o texto abaixo sobre cotas (artigo de opiniao)e vejam se eu mereço uma nota tipo 8,0 nele.eu escrevi o meu ponto de vista sobre o que acho que o nosso pais quer fazer da nossa educaçao,atraves de desculpas e empurrões trapaceiros..

Titulo: Méritos Excluídos
Em vários lugares do Brasil,a educação está cada vez mais crítica,a realidade que vemos é um cenário comum para o povo brasileiro,que é o caso das escolas públicas,o desleixo com a educação da parte do governo,remete as massas mais pobres,a entrada em universidades fica cada vez mais difícil,é ai onde entram as tão famosas "cotas",privilégios para os negros;onde estes garantem de forma "fácil" e "barata",sua entrada em universidades do país,mas será mesmo o certo a se fazer?Ou é injusto para os brancos?
Depois de tantos anos lutando pela igualdade racial,os negros e afrodescendentes,conquistaram méritos,entraram no mercado de trabalho e conquistaram o sonho de entrar em ótimas universidades do país,através das cotas que lhes asseguram esse direito por lei;lei que revolta os que mais estudaram, e os brancos?Sumiram!eles também não merecem esse privilégio?Ou sempre terão que se "matar de estudar",pra nada!para um negro pobre ou de escola pública,que não estudou passar e entrar em seu lugar.
O fato é que,o próprio governo calculista,ainda parece ser racista,a própria constituição nos diz "todos são iguais perante a lei",então brancos pobres de escolas públicas,possuem os mesmos direitos que os negros,quando se trata de educação todos:brancos,negros,índios,de escolas particulares e pobres merecem igualdade.
Portanto,ao meu entender acho que jovens que querem entrar em universidades públicas,sendo negros tem que reivindicar sim,não apenas para o governo mas para a sociedade que todos temos as mesmas capacidades,muitas vezes não temos oportunidades,as chances devem ser iguais,se continuarem a rotular "branco" e "preto'para as pessoas, elas nunca cresceram e entenderam,que a mudança começa por nós mesmos,a diferença sempre irá existir mas nada que a tolerância ,nem o bom censo possa deixar de ajudar.













2

Respostas

2014-07-31T15:00:44-03:00
Perfeito! Merece mais que 8,0.
1 1 1
A melhor resposta!
2014-07-31T15:08:48-03:00
Achei que você vai tirar nota ruim. Primeiro, na estrutura. É um texto diss. argumentativo, certo? É preciso colocar sua opinião, claro, mas não de maneira tão direta. Evite colocar perguntas no decorrer do texto, limite-se apenas a utilizar esses questionamentos no primeiro parágrafo. Quanto o uso da forma padrão, eu acho que você deveria evitar usar essas expressoes. (ex: "matar de estudar"), por mais que você utilize as aspas, deve ser evitado. (Falo isso em termo de ENEM, e não de provinha qualquer da escola). Agora, o que realmente importa, a ideia que você quis passar. Sinceridade? Achei que você precisa ler mais! As cotas é um grande avanço para pessoas com condição financeira baixa, você tem a ideia de que "ah, só porque é negro, vai passar", mas olhe: Os negros correspondem 55% dos brasileiros, e pegam 50% das vagas. Na realidade,é tanto dificil para eles quanto para brancos. A diferença das notas para cotistas e para a ampla concorrência é pouquissimas (falo isso na primeira chamada*), as COTAS é questão de contexto histórico, e não quero aprofundar muito isso.Nãoo quero mudar seu ponto de vista. Se você quer defender que as COTAS não ajudam a população, ok. Mas utilize argumentos melhores. Se quiser, posso te ajudar. Basta colocar no comentário sua opinião que posso te falar se é um BOM argumento ou  não. 
1 5 1
Particulares*
Eu vejo esse ponto também, porém você sabe quantos médicos negros existem no Brasil? cerca de 1.3% dos medicos brasileiros são negros, algo injusto, até por que os negros representam 55% dos brasileiros. É por isso que surge um sentimento equivocado (muito!) de que todo negro é bandido. De fato, é uma etnia marginalizada (não confunda marginaliza com criminalidade* marginalizada estou me referindo a margem da lei, ou seja, com leis fracas envolvendo eles).
Agora, respeito sua opinião, e lendo seu texto, eu mudaria várias coisas - vírgulas, pontos, frases e etc- você tem potêncial, mas precisa ler mais. Beijão
Vlw linda..beijao *_* você é demais ..
Gostei muito d parceria de vcs,acho mesmo que incentivo e ajuda nunca é demais,sua colocação foi boa e expressiva,más por um lado se a pessoa não entender o que está falando em relação as cotas, vai achar que vc está descriminando o negro,más sei que sua intençâo foi de mostrar a porcentagem de lucros que eles tem em favor ao branco.Temos o direito de dar nossas opniões,más falar que o Brasil é um País democrático já é demais kkk,infelismente isso só tá ficando nos artigos.