Qual é a correta? Por que (gramaticalmente falando)?25) (C. Chagas-PR) - Transpondo para a voz ativa a frase: “O filme iaPor favor!!!
Dentre estas alternativas qual é a correta? Por que (gramaticalmente falando)?
25) (C. Chagas-PR) - Transpondo para a voz ativa a frase: “O filme ia ser dirigido por um cineasta ainda desconhecido”, obtém-se a forma verbal:
a) dirigirá b) dirigir-se-á c) vai dirigir

d) será dirigido e) ia dirigir

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-31T23:00:11-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Nenhuma :)

Para passar para a voz ativa, o agente da passiva vira sujeito, o verbo ser+particípio cai, mas o verbo na voz ativa assume o tempo verbal que o verbo ser apresenta na passiva e o sujeito paciente passa a ser objeto. A frase fica assim:

Um cineasta ainda desconhecido ia dirigir o filme.

Opção E

(Só que não, pois gramaticalmente falando, a forma verbal correta seria IRIA dirigir ...)
1 5 1
2014-07-31T23:02:46-03:00
  e) Ia dirigir - O filme ia ser dirigido por um cineasta ainda desconhecido”, obtém-se a forma verbal - Dá a ideia de que ia ser mas não vai mais, portanto na voz ativa ficaria: Um cineasta ainda desconhecido ia dirigir o filme.