Respostas

2014-08-01T16:46:39-03:00
Essas duas características são muito importantes e fazem da água molécula única. A força de adesão ocorre pelas ligações fracas entre pontes de hidrogênio das moléculas de água adjacentes, e faz com que a água fique coesa e gere uma certa tensão no líquido.

A molécula de água (H2O) devido a sua natureza de dipolo, apresentando uma região eletronegativa e a outra eletropositiva, faz com esta molécula se adira a outras substâncias polares, e esse princípio é usado quando ela sai de uma raiz de uma planta por exemplo, e chega ao topo, nas folhas, aderindo as paredes do xilema, pela força de adesão. Então, a força de adesão e coesão é muito importante em diferentes atividades nos seres vivos, no qual envolvam o deslocamento de água.

Graças a essas interações moleculares fracas entre as pontes de hidrogênio é que muitas moléculas como as de DNA sofrem desnaturação reversível de suas bases nitrogenadas, o que é importante até mesmo para os trabalhos de amplificação e quebra de fragmentos de DNA em laboratórios, por enzimas específicas.